Fiz um post com minhas impressões iniciais da Terra da Rainha mas agora preparei um guia básico para quem está pronto para fazer as malas e morar em Londres! Vamos começar pelo aluguel de imóvel!
Alugar imóvel não é um processo fácil. O desafio aqui é ter conta do banco, para alugar um imóvel você precisa ter conta no banco e para ter conta no banco você precisa de um comprovante de endereço! Como resolver esta equação? Bom, tem quatro jeitos:
1- HSBC Premier. Se você é cliente HSBC Premier no Brasil você pode solicitar a abertura de conta 3 meses antes de viajar e depois é só ativar quando chegar ao Reino Unido. Mesmo assim não é tão fácil quanto parece, algumas imobiliárias ainda podem exigir mais documentos pois eles não tem como checar o histórico e crédito. Aqui não tem nada de fiador por isso a conta no banco é tão importante.
2- Pagar 6 meses adiantado. Para quem não é client HSBC Premier o desafio é um pouco maior pois a maioria das imobiliárias pedem o pagamento de 6 meses de aluguel antecipado, isto mesmo 6 meses! Considerando que um apartamento de um quarto em uma região decente custa em média £1200 por mês você precisaria de mais ou menos £7.200 para o aluguel + £1.400 do depósito de segurança (este depósito é para garantir eventuais reparos no imóvel, se estiver tudo em ordem quando você sair do flat eles te devolvem o dinheiro). O segundo desafio aqui é trazer o dinheiro pois o máximo permitido por pessoa é U$ 10.000 então tem que deixar alguém no Brasil preparado para fazer uma transferência por Western Union ou recarregar cartões pré pagos.
3- Alugar um quarto. Se você não tem HSBC Premier e não tem dinheiro para pagar 6 meses adiantado a única solução é dividir flat com alguém. Você pesquisar em sites como www.spareroom.co.uk ou easyroommate.com. Em alguns casos eles podem te pedir um ou dois meses de aluguel adiantado mas neste caso o valor cai bastante por um quarto sai em média £500 por mês. Os donos dos flats geralmente agendam uma entrevista para conhecer possíveis candidatos então vá preparado e faça perguntas também, afinal você não vai querer acabar em um apartamento com pessoas com um estilo de vida muito diferente do seu.
4- Alugar sem imobiliária. Alugar direto com o dono do imóvel também é uma boa opção. As vezes você encontra alguns cartazes na rua ou pode pesquisar no site www.gumtree.com proprietários que querem alugar o imóvel diretamente sem imobiliária. Os valores costumam ser mais baixos e eles não vão exigir tantos documentos, alguns nem pedem contrato, só o pagamento do primeiro mês adiantado mesmo. De qualquer maneira recomendo procurar um modelo de contrato padrão só para garantir que o dono do imóvel não vai pedir para você sair de um dia para outro e nem aumentar o valor do aluguel absuradamente.
Para completar o desafio o mercado imobiliário em Londres é crazy! Se você gosta de um flat tem que fazer a proposta na hora, se você esperar alguns dias para pensar pode perder o imóvel. Você pode pesquisar imóveis para lugar no www.zoopla.co.uk ou no www.rightmove.co.uk mas aqui vai outra dica, as imobiliárias deixam no site as fotos do melhores imóveis e geralmente quando você liga para imobiliárias eles não estão mais disponíveis. Eles usam este artifício para registrar os clientes e esta é a melhor maneira de achar um bom imóvel. O site Rentonomy tem uma mapinha super útil para pesquisar regiões de Londres, preço médio do aluguel e outras informações como transporte, perfil dos moradores, taxas etc.
#Dica 1: Escolha a região que você gostaria de morar e se cadastre nas imobiliárias da área, como o mercado é super concorrido muitos imóveis nem chegam a ir para o website.
#Dica 2: Se gostou do flat e está dentro do seu orçamento faça a proposta na hora, bons imóveis não ficam mais de uma semana no mercado.
#Dica 3: A maioria dos imóveis são anunciados com o valor semanal mas atenção 200 por semana não é igua a 800 por mês. O aluguel mensal é calculado desta forma:
£200 x 52 (semanas em um ano) = £10.400
£10.400/12 (meses em um ano) = £866 por mês
# Dica 4: Alugue um imóvel pelo Airbnb para suas primeiras semanas em Londres. Não tem como pesquisar imóvel a distância, o Airbnb tem preços muito melhores do que hotéis e você pode até achar um imóvel na região que está pensando em alugar para conhecer melhor a área.
O processo é complicado mas depois que você aluga seu primeiro imóvel fica tudo mais fácil. Londres é incrível e até acho bom este excesso de burocracia bom para manter a cidade organizada. Espero que minhas dicas ajudem!