Muitos brasileiros, quando viajam para o exterior, esquecem de se preocupar com a segurança. Infelizmente não tem lugar no mundo que seja 100% seguro. Eu mesma vi uns 2 batedores de carteira na Fontava Di Trevi em Roma.
Alguns cuidados que podem salvar muita dor de cabeça:
1- Compre um cadeado autorizado pela TSA (Transport Security Administration ). Este cadeado abre com uma chave mestre, assim você não corre o risco de ninguém arrebentar o lacre, no máximo você irá encontrar é uma cartinha da TSA dizendo que sua mala foi inspecionada.
2- Tags de bagagem não são apenas enfeito (Tudo bem que estes da Louis Vuitton são lindos!) Se sua mala for perdida e você ainda levar azar do adesivo da companhia área estar errado sua única esperança será seu tag de bagagem com nome, endereço e telefone!
3-Verifique se o hotel que você irá ficar tem cofre! Principalmente se ficar em albergues. Por mais que estes ambientes sejam monitorados você não conhece as pessoas que estarão no seu quarto. Melhor garantir que terá um cofre para deixar passaporte, notebook e outros bens que você não quer ficar carregando o dia todo!
4- Eu recomendo viajar com o mínimo necessário de dinheiro em espécie. A melhor coisa é fazer um cartão Visa Tavel Money, assim você foge da taxa de 6% do cartão de crédito e não corre o risco de perder ou de ter seu dinheiro roubado. Mas, se ainda sim preferir levar dinheiro em espécie use aquelas bolsinhas que ficam embaixo da blusa. Eu sei que ela engorda um pouco mas já ouvi tantas histórias de passaporte , iphones e outras coisas roubadas no aeroporto de Guarulhos que prefiro não arriscar.
5- É verdade que muitos países Europeus são bem mais seguros que o Brasil, mas isto não é motivo para sair por aí bom bolsa aberta ou carteira no bolso de trás da calça. Documentos e dinheiro devem estar muito bem guardados. Você pode até deixar uma nota de 10 Euros/Dólares no bolso para gastos pequenos mas o resto é melhor guardar!